Marketing digital: análise, adaptação, ativação e avaliação

30 de março de 2021
30 de março de 2021 admin

Um bom planejamento requer muito empenho e atenção. Algumas regras importantes dão suporte nas premissas. Entre muitos conceitos e testes, muitos deles conhecidos, um sistema integrado elaborado por Raimar Richers descreve as interações da empresa e seus componentes mercadológicos (ou força do mercado) a fim de avaliar as opções de marketing que melhor se alinham com os seus objetivos. Foram implementados como os 4 As do marketing: análise; adaptação; ativação; avaliação.

Embora este artigo trate da implementação no marketing digital, este modelo cabe ao planejamento de qualquer campanha, online ou off-line.

Análise

A primeira fase do sistema consiste na identificação das variáveis micro ambientais e macro ambientais. Estamos falando aqui de uma Matriz PFOA: pontos fortes, pontos fracos, ameaças, oportunidades e as respectivas transformações nas tendências de mercado para o nicho do negócio.

Estudar tais informações dão suporte às decisões do marketing na elaboração da estratégia e as decisões a serem tomadas.

Eis o Planejamento. Existem muitos modelos pertinentes para aplicação. É importante um acompanhamento técnico e bem fundamentado para não haver desvios ou vícios. É aqui que se define, por exemplo, os objetivos, as estratégias de campanha e os respectivos nichos, públicos, envolvidos e políticas de vendas, por exemplo.

São usadas, nessa fase, ferramentas de base de dados e de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM), como:

 

  • Análise dos ambientes de marketing: ambiente externo (ameaças, tendências e oportunidades) e ambiente interno (concorrência, públicos, cadeia de valor, competências e recursos);
  • Análise de competitividade: modelo de cinco forças de Porter: rivalidade entre os concorrentes e análise de valor de clientes (CVA), ameaça de novos entrantes, poder de barganha com os fornecedores e com os clientes e ameaça de produtos substitutos;
  • Sistema de inteligência de marketing (SIM): análise de dados internos e externos, prevenção e solução de problemas, além de determinação das tendências futuras;
  • Pesquisa de Marketing: processo completo de pesquisa que envolve planejar, executar e gerar contatos para a sua marca;
  • Benchmarking: análise mais aprofundada do mercado para a sua empresa;
  • Métricas de vendas e marketing

Determinar os objetivos, as estratégias e o plano de ação. Identificar fatores de impacto, gestão, monitoramento e controle do processo total.

 

Adaptação

Implementar os produtos e serviços da sua empresa às estratégias escolhidas. Seu objetivo aqui será operacionalizar os produtos e serviços.

Se o objetivo for, por exemplo, uma campanha temática por alguma ocasião de mercado, seus produtos precisam ter novas embalagens e todas as suas propagandas devem estar tematizadas. Se for lançar um produto para um público-alvo específico, é preciso que ele seja atraente e com a linguagem adequada para aquele perfil.

Outros detalhes importantes nesta fase:

  • Design: integração entre atração e funcionalidade do produto;
  • Embalagem: como ele é apresentado ao cliente;
  • Marca: qual a identidade corporativa de sua marca, em geral e naquele produto;
  • Preço: compatível com o custo e aceitável pelo público consumidor;
  • Produtos e serviços: principais características e diferenciais.

 

Ativação

O plano em ação: fazer efetivamente a campanha dos produtos e serviços já preparados, colocando-os no mercado segundo os canais escolhidos.

  • E-commerce: vendas on-line;
  • E-mail marketing e propaganda: marketing digital;
  • Logística e distribuição;
  • Marketing off-line;
  • Artigos e Ebooks em blog;
  • Estratégias de SEO;
  • Redes sociais: envolvimento e relacionamento.

 

Avaliação

Monitoramento e controle para uma máxima avaliação dos resultados. Necessário para as definições de continuidade, correções e ajustes necessários.

Um detalhe muito importante: no marketing digital, é possível mensurar quase todos os comportamentos do usuário em relação à sua campanha e movimentos na web.

Nesse sentido, também considerar, por exemplo, comentários, avaliações e interações dos seus clientes com campanhas, produtos e sua marca nas redes sociais ou sites de reclamação. Muita gente, hoje em dia, recorre a esses canais antes mesmo do SAC. Monitore sempre.

essas avaliações espontâneas dos clientes para garantir sua satisfação, fidelizar e melhorar a imagem da empresa online.

Já a avaliação do planejamento deve ser constante e presente no dia a dia. Determine tempo e mecanismos para tornar isso parte do seu dia a dia.

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