Uma dúvida constante são as diferenças de conceitos e responsabilidades entre marketing, comunicação e propaganda na gestão e ações no mercado. Ele está presente nas nossas vidas em todos os momentos, em qualquer lugar. Uma busca no Google, uma passada pelo Instagram ou em um jogo de futebol. Mesmo nos livros e nos noticiários, o a condução ideológica está presente e foi minuciosamente pensada.
Marketing pode ser compreendido, simplesmente, como a intenção de entender e atender o mercado. Uma definição conceitual defendida por Raimar Richers e que implica em uma série de filosofias e práticas, presentes na essência e em todas as pastas de uma empresa.
Porém, tem pasta própria, com profissionais dedicados em contato com todos os demais setores e que concentra toda a estratégia da empresa para a desenvolvimento e execução da produção e oferta de produtos ou serviços às necessidades e preferências do mercado. Para a execução, o marketing detém uma infinidade de ferramentas com aparatos, estruturas, estudos, pesquisas e tecnologias.
Como Philip Kotler diz: a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com máxima rentabilidade. Isso mostra como o universo do marketing é vasto e complexo e compreende não só o ato de vender seu produto ou serviço, mas tudo que diz respeito a planejamento, pesquisa e posicionamento de mercado e seja capaz de gerar valor para ambas as partes: empresa e cliente.
No conceito e na prática, o marketing tem suas ferramentas para a gestão e desenvolvimento de produtos, serviços, logística e distribuição, vendas, atendimento, preços e comunicação. É responsável por um planejamento complexo, mas capaz, que carrega os objetivos, as estratégias e o plano de ação. Monitoramento, estudos e pesquisas.
Muitas empresas não têm esta dimensão, associando e responsabilizando o marketing à agência, que em tese, deve ser responsável apenas pelas campanhas de propaganda, atividades de design ou desenvolvimento de um site, por exemplo. Um erro enorme.
Como visto anteriormente, a comunicação é uma das ferramentas de marketing. Uma pasta específica que carrega suas ferramentas: propaganda; publicidade; promoção; eventos; relações públicas; comunicação interna; design; merchandising e exibitécnica; web; relacionamento; conteúdo, assessoria de imprensa e assim por diante. Note que são matérias específicas, com profissionais e empresas muitas vezes dedicadas no cumprimento destas funções. É o que uma agência de propaganda faz, por exemplo. Ou algumas empresas especializadas em conteúdo. Muitas vezes recebem o termo marketing empregado pela força do termo. Marketing de conteúdo, por exemplo.
Porém, é preciso ficar claro que o marketing, aí, e o elo de ligação ao conteúdo. Este compre seu papel à comunicação da empresa, que por sua vez, compre ao marketing – dono do planejamento.
Desta forma, fica claro que propaganda é apenas uma ferramenta do composto de comunicação, que é apenas uma ferramenta do composto de marketing. Composto é um termo técnico que engloba todo pacote de ações de uma determinada pasta. Muito usado, inclusive.
Então, é obrigação do marketing planejar, estudar e compreender tendências. Estudar perfis. Elaborar produtos. Desenvolve-los juntamente com sua equipe de desenvolvimento. Pesquisar, monitorar mercados. Determinar quais melhores ferramentas, locais, estratégias de vendas e distribuição. Determinar as melhores ferramentas de comunicação, os investimentos e o que e como deve ser a linha de propaganda. A agência tem muitas obrigações, mas o briefing deve vir pronto!