Um bom planejamento requer muito empenho e atenção. Algumas regras importantes dão suporte nas premissas. Entre muitos conceitos e testes, muitos deles conhecidos, um sistema integrado elaborado por Raimar Richers descreve as interações da empresa e seus componentes mercadológicos (ou força do mercado) a fim de avaliar as opções de marketing que melhor se alinham com os seus objetivos. Foram implementados como os 4 As do marketing: análise; adaptação; ativação; avaliação.
Embora este artigo trate da implementação no marketing digital, este modelo cabe ao planejamento de qualquer campanha, online ou off-line.
Análise
A primeira fase do sistema consiste na identificação das variáveis micro ambientais e macro ambientais. Estamos falando aqui de uma Matriz PFOA: pontos fortes, pontos fracos, ameaças, oportunidades e as respectivas transformações nas tendências de mercado para o nicho do negócio.
Estudar tais informações dão suporte às decisões do marketing na elaboração da estratégia e as decisões a serem tomadas.
Eis o Planejamento. Existem muitos modelos pertinentes para aplicação. É importante um acompanhamento técnico e bem fundamentado para não haver desvios ou vícios. É aqui que se define, por exemplo, os objetivos, as estratégias de campanha e os respectivos nichos, públicos, envolvidos e políticas de vendas, por exemplo.
São usadas, nessa fase, ferramentas de base de dados e de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM), como:
- Análise dos ambientes de marketing: ambiente externo (ameaças, tendências e oportunidades) e ambiente interno (concorrência, públicos, cadeia de valor, competências e recursos);
- Análise de competitividade: modelo de cinco forças de Porter: rivalidade entre os concorrentes e análise de valor de clientes (CVA), ameaça de novos entrantes, poder de barganha com os fornecedores e com os clientes e ameaça de produtos substitutos;
- Sistema de inteligência de marketing (SIM): análise de dados internos e externos, prevenção e solução de problemas, além de determinação das tendências futuras;
- Pesquisa de Marketing: processo completo de pesquisa que envolve planejar, executar e gerar contatos para a sua marca;
- Benchmarking: análise mais aprofundada do mercado para a sua empresa;
- Métricas de vendas e marketing
Determinar os objetivos, as estratégias e o plano de ação. Identificar fatores de impacto, gestão, monitoramento e controle do processo total.
Adaptação
Implementar os produtos e serviços da sua empresa às estratégias escolhidas. Seu objetivo aqui será operacionalizar os produtos e serviços.
Se o objetivo for, por exemplo, uma campanha temática por alguma ocasião de mercado, seus produtos precisam ter novas embalagens e todas as suas propagandas devem estar tematizadas. Se for lançar um produto para um público-alvo específico, é preciso que ele seja atraente e com a linguagem adequada para aquele perfil.
Outros detalhes importantes nesta fase:
- Design: integração entre atração e funcionalidade do produto;
- Embalagem: como ele é apresentado ao cliente;
- Marca: qual a identidade corporativa de sua marca, em geral e naquele produto;
- Preço: compatível com o custo e aceitável pelo público consumidor;
- Produtos e serviços: principais características e diferenciais.
Ativação
O plano em ação: fazer efetivamente a campanha dos produtos e serviços já preparados, colocando-os no mercado segundo os canais escolhidos.
- E-commerce: vendas on-line;
- E-mail marketing e propaganda: marketing digital;
- Logística e distribuição;
- Marketing off-line;
- Artigos e Ebooks em blog;
- Estratégias de SEO;
- Redes sociais: envolvimento e relacionamento.
Avaliação
Monitoramento e controle para uma máxima avaliação dos resultados. Necessário para as definições de continuidade, correções e ajustes necessários.
Um detalhe muito importante: no marketing digital, é possível mensurar quase todos os comportamentos do usuário em relação à sua campanha e movimentos na web.
Nesse sentido, também considerar, por exemplo, comentários, avaliações e interações dos seus clientes com campanhas, produtos e sua marca nas redes sociais ou sites de reclamação. Muita gente, hoje em dia, recorre a esses canais antes mesmo do SAC. Monitore sempre.
essas avaliações espontâneas dos clientes para garantir sua satisfação, fidelizar e melhorar a imagem da empresa online.
Já a avaliação do planejamento deve ser constante e presente no dia a dia. Determine tempo e mecanismos para tornar isso parte do seu dia a dia.